Introdução: A iniciação científica (IC) é uma etapa essencial na formação acadêmica, permitindo que estudantes de graduação participem ativamente da produção de conhecimento e desenvolvam habilidades como pensamento crítico, escrita acadêmica e autonomia intelectual. Além de preparar para a continuidade na vida acadêmica, a IC fortalece o currículo profissional, sendo valorizada em processos seletivos e entrevistas de emprego, devido à experiência adquirida em análise de dados, revisão de literatura, organização de ideias e trabalho em equipe (MENDES, 2023). Assim, compreender e atuar sobre esses fatores é essencial para ampliar e qualificar as experiências de pesquisa de graduação, especialmente na área de saúde. (MORALES; GRINESKI; COLLINS, 2017). Este relato tem como objetivo compartilhar a experiência vivenciada durante a participação no projeto de IC, inicialmente intitulado "Análise da efetividade de um protocolo, mediado por inteligência artificial, voltado ao controle metabólico de indivíduos com diabetes tipo 2, atendidos em serviços de Atenção Primária à Saúde". Contudo, no decorrer das atividades, o tema central foi reformulado, passando a enfocar a “análise da efetividade de um protocolo de crononutrição com teleconsulta em pessoas com pré-diabetes acompanhadas pela eMulti do município de Eusébio”. Essa mudança buscou alinhar o escopo do estudo à realidade dos participantes e às condições práticas de execução, sem perder de vista os objetivos formativos e científicos da proposta. No contexto da saúde, especialmente na Atenção Primária, a pesquisa possui um papel estratégico, contribuindo para o aprimoramento das práticas clínicas e para a qualificação do cuidado ofertado à população (OPAS, 2023). Objetivo: Compartilhar a vivência em iniciação científica com foco em formação acadêmica e crononutrição. Metodologia: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, com caráter descritivo, na forma de relato de experiência. As atividades relatadas integram o projeto de iniciação científica intitulado "Análise da efetividade de um protocolo, mediado por inteligência artificial, voltado ao controle metabólico de indivíduos com diabetes tipo 2, atendidos em serviços de Atenção Primária à Saúde". Participaram da experiência 5 estudantes de graduação, 4 selecionados por meio de seleção e 1 de forma voluntária, mediante interesse prévio na temática e disponibilidade para atuação nas atividades propostas. A participação dos discentes envolveu leitura crítica de textos acadêmicos, discussão em grupo, elaboração de resumos científicos, revisão de literatura orientada e submissão de trabalhos a eventos acadêmicos. As atividades foram supervisionadas por um docente orientador, responsável pela mediação das discussões, indicação de referências, acompanhamento do desempenho e revisão dos materiais produzidos. Como ferramentas de apoio, foram utilizados recursos como Google Drive, para organização e compartilhamento de arquivos, e o google meet, para reuniões online. Como produtos parciais, foram elaborados e publicados dois trabalhos científicos apresentados em eventos acadêmicos da área. Os temas abordados refletem discussões atuais e relevantes para o campo da Nutrição, com foco na crononutrição, metabolismo energético e diabetes mellitus, considerando suas implicações clínicas, fisiológicas e sociais. Resultados parciais e Discussão: A experiência de IC vivenciada por estudantes do curso de Nutrição mostrou-se enriquecedora tanto do ponto de vista acadêmico quanto pessoal. As atividades foram conduzidas por meio de encontros quinzenais, voltados ao planejamento e discussão das etapas do projeto. A partir dessa vivência, os discentes passaram a integrar um grupo de estudos interinstitucional em crononutrição. As reuniões, realizadas semanalmente de forma remota, proporcionaram constante atualização científica e aprofundamento teórico sobre os ritmos circadianos e sua relação com a alimentação e a saúde metabólica. Durante os encontros, foram discutidos artigos científicos atualizados, com foco nas interações entre os ritmos biológicos, hábitos alimentares e desfechos metabólicos. Essa abordagem permitiu aos participantes consolidar conhecimentos sobre o tema, além de refletir criticamente sobre o impacto da cronodisrupção na saúde humana e o papel do nutricionista na orientação de estratégias alimentares que considerem o tempo biológico individual. Como resultado das atividades realizadas, foram elaborados dois trabalhos científicos apresentados em eventos acadêmicos promovidos pela Unifametro: (1) “A crononutrição como abordagem frente à cronodisrupção metabólica no manejo da obesidade: uma revisão integrativa”; e (2) “A repercussão dos horários das refeições na resposta insulínica e controle glicêmico: uma revisão de literatura”. Os achados discutidos nessas produções reforçam que a abordagem crononutricional representa uma estratégia viável e eficaz tanto na promoção da saúde metabólica quanto no manejo da obesidade. Práticas como a alimentação com restrição de tempo (Time-Restricted Eating – TRE), especialmente sua variação precoce (early TRE – eTRE), mostraram-se acessíveis e promissoras na melhoria do controle glicêmico e na prevenção de desfechos cardiometabólicos adversos, principalmente em indivíduos com diabetes tipo 2. Além disso, os estudantes vêm participando da preparação para a próxima etapa do projeto, que envolve a coleta de dados em uma unidade de saúde do município de Eusébio, com foco em pacientes com pré-diabetes. Essa fase representa uma oportunidade concreta de aplicar os conhecimentos adquiridos, além de favorecer o desenvolvimento de habilidades em pesquisa de campo, coleta e análise de dados em contextos reais de atenção à saúde. A participação ativa nas etapas do projeto contribuiu para o fortalecimento de competências fundamentais para a formação do nutricionista, como a leitura crítica da literatura científica, a organização de ideias e a comunicação acadêmica. Também promoveu maior autonomia intelectual e despertou a curiosidade científica dos estudantes, aspectos frequentemente apontados como diferenciais positivos da experiência em IC. Dessa forma, a vivência na IC não apenas enriqueceu a formação curricular dos discentes, como também os aproximou da realidade da produção de conhecimento na área da Nutrição, incentivando o desenvolvimento de uma atuação profissional pautada em evidências e no compromisso com a ciência. Considerações finais: Dessa forma, conclui-se que a participação na iniciação científica representou uma experiência significativa para os discentes, especialmente por envolver a crononutrição, uma temática emergente e ainda pouco explorada. Apesar das limitações enfrentadas, como a escassez de publicações consolidadas sobre o tema, o processo demandou um esforço criterioso na busca por evidências científicas, promovendo o desenvolvimento de competências acadêmicas e reflexivas. As produções realizadas evidenciam que, mesmo em nível inicial, a pesquisa pode contribuir de forma relevante para o avanço de discussões inovadoras no campo da Nutrição.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.